Com paisagens deslumbrantes, rica cultura e povo acolhedor, a ilha de Bali é um dos destinos mais visitados da Indonésia. E se você tem viagem para Bali marcada, tenho dicas bem legais para compartilhar com você!!
Como estamos falando de um lugar bem distante, com cultura e costumes diferentes, muitas pessoas ficam em dúvida sobre questões práticas mesmo, sabe? Por exemplo, qual é a moeda oficial do país e como efetuar o pagamento nas lojas, restaurantes e pontos turísticos? Ou, então, como se comunicar na Indonésia? Será que eles falam inglês?
Pensando em tudo o que vi e vivi em setembro de 2023, decidi escrever esse post com informações valiosas para organizar a sua viagem! Continue lendo e aproveite!
1. Qual é a melhor época para fazer uma viagem para Bali?
Antes de tudo, saber a melhor época para fazer uma viagem para Bali é essencial. O clima na ilha é sempre muito quente e úmido, lembrando bastante o da Amazônia. Sendo assim, o período considerado ideal é o chamado de seca.
Bali no verão
O verão em Bali coincide com a temporada das chuvas. Entre dezembro e março, os preços na ilha são mais baixos. Porém, a alta incidência de chuvas pode acabar atrapalhando sua experiência, já que a maioria das atividades são ao ar livre, em praias, trilhas e cachoeiras.
Bali no inverno
Em contrapartida, o inverno em Bali é também o período da seca. Você encontrará temperaturas mais amenas, mas ainda assim o clima é quente o suficiente para quem quer aproveitar o melhor da região.
Porém, os meses de julho e agosto são considerados altíssima temporada na ilha. Prepare-se para o maior fluxo de turistas e preços mais elevados.
Eu fiz minha viagem para Bali em setembro e, mesmo assim, peguei a ilha beeem movimentada. Ultimamente tem sido difícil encontrar a ilha vazia, mas mesmo assim tenho boas dicas para você fazer uma viagem incrível.
2. Como é e quanto custa o voo até Bali?
A valor e a duração do voo de uma viagem para Bali é uma das dúvidas mais frequentes entre quem está pensando em visitar o destino. A saber, não existem voos diretos do Brasil até a ilha. A maioria faz entre 1 ou 2 escalas.
Você encontra voos para Bali a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. As passagens variam entre R$9.000 e R$13.000 e as companhias aéreas que operam o trecho são a KLM, Qatar Airways, Turkish Airways, Emirates, dentre outros. Sugiro procurar promoções e comprar sempre com muita antecedência.
Eu viajei pela Emirates com escala em Dubai e tive uma ótima experiência. Foram 15h de voo até a primeira parada. Então minha dica é que você faça um stopover de 2 ou 3 dias para conhecer Dubai e descansar um pouco!
Caso opte por seguir direto para Bali, sem stopover, ainda terá que enfrentar mais 9 horas de voo até o aeroporto Soekarno Hatta (GCK) em Jacarta e mais um voo de 2 horas para Bali! É bem cansativo.
3. Quais as principais cidades para conhecer em Bali?
Talvez você não saiba, mas Bali é um dos destinos mais visitados do mundo junto com Cancun, Dubai e o nosso querido Rio de Janeiro. Além disso, ele é e sonho de consumo de muitos viajantes (assim como era o meu!). E devo dizer que a ilha é grande e repleta de atrativos imperdíveis espalhados por cada cidadezinha.
A capital de Bali chama-se Denpasar. Ela é a porta de entrada da ilha, considerada o ponto de chegada e o ponto de partida dos turistas. Por lá, você encontra diversos atrativos (templos e museus por exemplo) e também uma atmosfera bastante diversa. Mas outras regiões bem incríveis são:
- Ubud: cidade com uma vibe mística e perfeita para quem aprecia o contato com a natureza. Os principais atrativos da região são: cachoeiras, campos de arroz, estúdios de yoga, cafés e restaurantes vaganos deliciosos e a Monkey Forest.
- Canggu: é a região dos nômades digitais! Jovens do mundo todo escolhem Canggu para morar e a cidade vem se desenvolvendo muuito rapidamente – o que é bom e ruim, né? O lado bom é que você encontra uma excelente estrutura de hotéis, casas de temporada lindíssimas, ótimos cafés, restaurantes e beach clubs. O lado ruim é que não há muita regra e estão acabando com os campos de arroz que eram característicos dessa região.
- Uluwatu: A cidade que respira surf! É em Uluwatu que estão duas praias bem famosas e frequentadas por surfistas, a Bingin Beach e a Uluwatu Beach. É lá também que está o Templo de Uluwatu que fica em cima de um Cliff com visu lindo! Vale a pena conhecer e passar uns dias por lá.
Ah, e se você quiser conhecer outras ilhas próximas de Bali, sugiro: Nusa Penida, Gilli Air e Komodo.
4. Preciso de visto para fazer uma viagem para Bali?
Muitas pessoas perguntaram também se precisa de visto para viajar para Bali e a resposta é sim. Qualquer pessoa que pretende entrar na Indonésia precisa de um visto adequado ao motivo da sua viagem, seja ela turismo ou negócios.
Tirar o visto de turista para sua viagem para Bali é bem simples e você pode requerê-lo ao chegar no aeroporto. Contudo, para evitar filas e uma perda de tempo desnecessária, basta solicitar o visto online (assim como eu fiz). O visto é válido por um mês e pode ser renovado também pela internet.
Vale destacar que o visto de turista para a entrar na Indonésia custa USD 35,00 e após a solicitação online, o processo costuma levar poucos dias para ser concluído. Você receberá um e-mail com um link para baixar seu visto. Entretanto, recomendo sempre ter antecedência para evitar um estresse desnecessário.
5. Quantos dias ficar em Bali?
Agora que você já descobriu as principais cidades e a melhor época para conhecer a ilha, quantos dias ficar em Bali para aproveitar o melhor da região? Baseada na minha experiência, sugiro no mínimo 10 dias. Especialmente se for considerado o longo deslocamento Brasil x Indonésia.
Mas, com tantas paisagens lindas e locais interessantes para explorar, eu acredito que é super possível planejar um roteiro de 15 a 25 dias. Se você tem bastante tempo disponível, não pense duas vezes.
Há diversas ilhas próximas como Nusa Penida, Gili Islands, Komodo e tantas outras para conhecer saindo de Bali.
6. Preciso de seguro viagem para viajar para Bali?
Sim, desde a pandemia, o governo da Indonésia passou a exigir turistas possuam um seguro viagem com valor mínimo de cobertura de USD 25.000 e que tenham cobertura para gastos decorrentes da covid-19.
Mas, na minha entrada ao país não me pediram para mostrar o comprovante do seguro. Eu prefiro não arriscar e sempre levo comigo.
Sinceramente, eu nunca viajo sem um seguro viagem internacional, mas em um destino como Bali eu considerei esse item como essencial mesmo. Você vai provar várias comidinhas diferentes e a chance de ter um mal estar é real. Sem falar que a comunicação no país foi bem truncada, tive que apelar para gestos e mimicas muitas vezes.
Ter um seguro viagem é uma garantia para ter atendimento rápido e ainda conseguir se comunicar em português com os atendentes da sua seguradora. Sendo assim, para garantir a melhor apólice, eu utilizo uma ferramenta de comparação excelente que me permite comparar até 4 propostas lado a lado das melhores seguradoras do mercado. É o melhor jeito de economizar tempo e dinheiro.
Para ficar ainda melhor, consegui um cupom para quem quiser garantir já o seu seguro viagem Indonésia com desconto. Basta usar o código AVENTURAS15 e aproveitar os 15% OFF em qualquer plano e seguradora disponível no site.
7. Preciso contratar uma agência para fechar minha viagem para Bali?
Não é preciso contratar uma agência para fechar um pacote de viagem para Bali. No entanto, se você optar por viajar por conta própria será preciso ter bastante organização e antecedência para planejar os deslocamentos entre cidades.
Eu optei por fechar transfers e alguns passeios com empresas diretamente aqui do Brasil. Utilizei os sites da Civitatis e do GetYourGuide para efetuar as reservas. A vantagem desses sites é que você consegue reservar com antecedência e conferir a opinião de quem já fez o passeio para saber se vale a pena ou não.
Dica extra: no site da Civitatis, você pode reservar transfers, tickets e passeios parcelando em até 12x e ainda pagando em BRL com seu cartão nacional mesmo.
8. Como se locomover em Bali?
Com base na minha experiência, a melhor forma de se locomover em sua viagem para Bali é alugando uma moto. Sem dúvida, as motos são a praticidade que você precisa para percorrer a região, especialmente os centrinhos das cidades. Eu optei por uma vespa e o custo x benefício foi excelente.
Além disso, outra opção interessante é usar o aplicativo chamado Grab – o Uber deles. Nele, você pode escolher entre carro e moto. Também é possível alugar um carro, mas lembre-se que em Bali eles utilizam a mão inglesa e as ruas são muuuito apertadas. Isso pode acabar sendo bem confuso para quem não está acostumado.
AH! E eu quase esqueci de falar do trânsito em Bali. Ele é meio caótico e existem muitos carros na rua, formando muito trânsito, principalmente nos horários de pico.
Agora, se você não sabe dirigir ou se deseja mais conforto, eu recomendo contratar um motorista particular. Por incrível que pareça, esse serviço tem um ótimo preço em Bali.
9. É perigoso andar de moto em Bali?
Confesso que quando meu marido falou em alugar uma moto eu fiquei morrendo de medo. Como eu não tenho costume de andar de moto nem aqui no Brasil, eu só pensava que nós íamos acabar caindo no meio da rua. Felizmente, deu tudo certo e eu percebi que o trânsito em Bali é feito para motos.
Algumas cidades como Ubud, Uluwatu e Canggu são bem mais movimentadas e estar de moto é bem prático para se locomover e para estacionar. No geral, as pessoas respeitam as motos, mas é sempre bom frisar que é preciso atenção redobrada no trânsito, especialmente quando se está em um país estrangeiro.
#DicaDaNanda: você sabia que o seguro viagem também presta assistência jurídica e cobre eventuais danos com acidentes de trânsito? É sempre bom estar precavido em viagens internacionais. Com ele sua viagem fica muito mais tranquila. Não deixe de usar a ferramenta de comparação para conseguir encontrar a proposta ideal para o seu perfil de viajante.
10. Qual é a moeda de Bali?
A moeda oficial da Indonésia é a rúpia Indonésia (IDR), e para você saber 1 real = 3.191,98 rúpias indonésias no momento. Provavelmente você não a encontrará no Brasil para fazer o câmbio. Mas isso não foi um problema pra mim, porque eu utilizei o aplicativo Wise para fazer a conversão durante a viagem e fiz saques tranquilamente no caixa eletrônico (ATM) mais próximo de onde eu estava.
O Wise é bem prático e a cotação oferecida é ótima. Isso é interessante, porque apesar dos restaurantes e atrativos nas principais cidades aceitarem cartão de crédito, lojinhas de artesanato locais podem não aceitar. Então, melhor ter sempre uma quantia em espécie para não passar aperto.
11. É preciso dar gorjetas em Bali?
Eu diria que é de bom tom deixar gorjeta nos bares, restaurantes e outros estabelecimentos de Bali, mas isso não é algo que os atendentes ficarão esperando, como era na Jamaica.
Nos restaurantes maiores, já é acrescida uma porcentagem na conta que seria a gorjeta (alguns lugares no Brasil fazem a mesma coisa). Mas, eu acho legal dar uma gorjetinha quando alguém te serve bem ou te ajuda com as malas, por exemplo.
12. É preciso pechinchar na hora de fazer compras em Bali?
Você não só pode como deve pechinchar em sua viagem para Bali! Sempre que for fazer uma comprinha, seja uma roupa, seja uma lembrancinha, não tenha vergonha na hora de negociar o preço.
Nos markets, que é como eles chamam as feirinhas locais, eles têm o costume de lançar um preço mais alto, justamente para que você inicie a negociação.
Minha dica é que você não fique com vergonha e pechinche bastante! Às vezes você consegue excelentes descontos.
13. É seguro fazer uma viagem para Bali?
A boa notícia é que Bali é um destino seguro para os viajantes. Em nenhum momento eu me senti ameaçada, por exemplo. Porém, é importante ficar de olho em seus pertences. Na região podem ocorrer pequenos furtos e assaltos, mas nada que possua grande incidência.
Bali é um destino seguro para mulheres viajarem sozinhas?
Mulheres que desejam fazer uma viagem para Bali sozinhas podem ficar tranquilas, já que esse é sim um destino seguro para as aventureiras de plantão. A ilha é super turística e segue o hinduísmo.
Entretanto, nas ilhas próximas de Bali, como as Gilli, eu não recomendo ir sozinha, já que a religião predominante é a muçulmana e você pode acabar passando algum perrengue.
14. Internet em Bali
Durante sua viagem para Bali, estar conectado é fundamental para se localizar, utilizar o GPS para se locomover na direção certa, confirmar reservas, procurar restaurantes e até postar suas fotos em tempo real nas redes sociais. Eu sempre viajo conectada, assim evito perrengues desnecessários.
Em minha viagem, eu utilizei o eSIM da America Chip. Com ele eu tive internet ilimitada e de alta qualidade em todos os lugares que estive. A grande vantagem é que você pode comprar online e já chegar conectado!
Aproveite nosso cupom MALADEAVENTURAS para garantir 10% de desconto na hora de efetuar sua compra.
15. Como se comunicar em uma viagem para Bali
Embora a língua indonésia seja a língua oficial da Indonésia, em Bali se fala o balinês. Mas não precisar se desesperar! A grande maioria das pessoas que trabalham com o turismo local falam inglês. Então, você pode ficar tranquilo e se comunicar nesse idioma que não haverá maiores problemas.
16. Como é a comida em Bali
Em sua viagem para Bali, Indonésia, algo que você não pode deixar de fazer é experimentar a comida local. Eu realmente acho que provar os sabores regionais é uma das partes mais legais da viagem e aqui não foi diferente.
Um ingrediente bastante utilizado na culinária balinesa é o arroz e ele é consumido em praticamente todas as refeições. Eu curti bastante os pratos da região e vou te apresentar os meus favoritos:
- Satay – Uma espécie de espetinho de frango, porco ou carne bovina que acompanha molho de amendoim.
- Nasi Goreng – Arroz frito com carne ou vegetais que vem com um ovo de gema mole por cima.
- Babi Guling – Delicioso leitão assado, servido com arroz cozido e legumes (Esse eu não tive coragem de experimentar, mas você encontra em qualquer esquina)
- Nasi Campur – Arroz cozido, acompanhado de diversos elementos.
Em minha viagem para Bali, eu fui a diversos restaurantes espetaculares. Recomendo o SunSun Warung, em Ubud, para experimentar uma tradicional comida balinesa. Já em Canggu, aconselho o Milk & Madu, que serve pratos diversos e muito gostosos! Em Uluwatu, recomendo o Alchemy Bali que tem comida saudável e sustentável.
17. Os macacos em Bali são perigosos?
Em alguns lugares, como na Floresta dos Macacos (Monkey Forest) em Ubud, os macacos chegam bem próximo de você. Existem relatos de ataques de macacos aos turistas, principalmente por causa de comida. Então, caso você planeje visitar o local, tenho algumas dicas para te passar:
Antes de tudo, não leve garrafas e latas para dentro do parque, não compre ou distribua bananas aos animais (eles podem querer pegar todas e ficar agressivos), não chegue muito perto dos macacos ou incentive-os a subir em você. Se acontecer de um dos macacos subir em você, não entre em pânico, pois pode acabar sendo pior e eles acabarem te mordendo.
Nós não tivemos problema durante a nossa visita à Monkey Forest, mas vimos os macacos roubando um saco de M&M de uma família. Ou seja, respeite as regras e você não terá problemas!
18. O que levar na mala em uma viagem para Bali?
Tendo em vista que Bali é bem quente durante todo o ano, sua mala deve se adequar a esse clima. Casacos pesados podem ficar de fora, mas é sempre bom ter consigo um casaquinho leve caso a noite esteja mais fresca.
Além do casaco, trate de incluir as roupas de banho, sapatos confortáveis e roupas de manga comprida para visitar os templos. Lembre-se que esse é um espaço sagrado, então é recomendável utilizar roupas que cubram os ombros e sejam mais recatadas. Echarpes são super bem-vindas para se cobrir nos templos em dias de calor.
Agora, confira um checklist com os itens que não podem ficar de fora da mala na sua viagem para Bali, na Indonésia:
- Roupas de banho
- Blusas de manga longa
- Sapatos confortáveis
- Roupas leves
- Repelente
- Protetor Solar
- Lenços e echarpes
19. Vale a pena fazer compras em Bali?
Embora as compras não sejam o motivo principal de sua viagem para Bali, eu posso dizer que vale a pena adquirir alguns itens por lá. Você vai encontrar principalmente itens super diferentes de decoração, acessórios, e roupas leves e fluidas.
Em Canggu, eu encontrei algumas feirinhas ótimas para fazer comprinhas! Aos domingos no Beach Club La Brisa tem uma interessantíssima com várias lojinhas de artesanato local, comidinhas típicas e roupas, que me lembrou muito a Babilônia Feira Hype no Rio de Janeiro. Eu acho que valeu super a pena, até fiz umas comprinhas!
Outra imperdível é o Ubud Market no centro de Ubud que também tem muita coisa legal. Você vai encontrar roupas fresquinhas em linho e pechinchando consegue garantir os melhores preços.
Também vi bastante coisa falsificada nos mercados de algumas cidades. Você encontrará itens como birken e mochilas e roupas The North Face falsificadas.
20. Quanto custa uma viagem para Bali?
Mas afinal, quanto fica uma viagem para Bali? No geral, o custo no mood econômico gira em torno de R$140 por dia por pessoa. Já uma viagem conforto irá custa por volta de R$390 e uma viagem de luxo sai a R$1.100 por dia.
Confira a média de gastos diários de alguns itens da sua viagem para Bali, considerando uma viagem conforto:
- Acomodação para casal – R$450,00
- Comida – R$80,00
- Aluguel de moto – R$16,00
Dúvidas frequentes de quem procura como organizar uma viagem para Bali
Sem dúvida, Bali é um destino fascinante. Mas na hora de montar seu roteiro pode ser que surja alguma dúvida sobre o local. Pensando sempre em te ajudar, reuni as perguntas que mais recebi dos seguidores para respondê-las a seguir. Dê uma olhada e veja se a sua questão não está aqui também.
Como é o clima em Bali?
Eu diria que o clima em Bali se assemelha bastante ao de toda a região norte do Brasil, sempre muito quente e úmido. Contudo, podemos distinguir duas estações ao longo do ano, a época das secas e a época das chuvas.
Procure programar a sua viagem para Bali para a época das secas. Assim, você conseguirá aproveitar muito mais a região.
Qual é a diferença de fuso horário entre o Brasil e Bali?
Se você está planejando viajar para Bali, prepare-se para uma grande diferença de fuso horário em relação ao Brasil. São 11 horas de diferença entre as 2 localidades e eu diria que o fato do voo ser bastante longo influencia muito no jetlag quando chegamos ao país.
Pode beber em Bali?
No geral, a Indonésia possui regras bastantes restritas com relação a bebidas alcoólicas. Mas, por ser um destino bastante turístico, você encontrará facilmente bebidas à venda nos restaurantes e lojas específicas.
Se você consome álcool (cerveja, vinho, etc), irá reparar do valor das bebidas em Bali é extremamente alto. Isso se deve ao fato de que o país possui os impostos de importação mais altos do mundo. Então, minha dica é que você opte pelas cervejas locais que são bem mais baratas.
Tem muito mosquito em Bali?
Estamos falando de uma ilha que possui um clima quente e úmido. Além disso, está cercada por florestas e plantações. Por esse motivo, certamente os mosquitos estarão presentes em sua viagem para Bali. Recomendo levar um bom repelente e, dependendo do passeio que for fazer, utilize roupas que vão lhe proteger contra esses insetos.
E aí? Partiu viagem para Bali?
Agora vai ficar bem mais fácil de planejar sua viagem para Bali. Espero que as dicas tenham sido úteis, mas se ainda ficou alguma dúvida é só deixar seu comentário que iremos te ajudar.
Leia também:
O que fazer em Bali: 32 passeios na ilha mais conhecida da Indonésia
Onde ficar em Bali: melhores regiões + dicas de hotéis
Roteiro Bali: opões para 12, 15 ou 20 dias de viagem